A Vinícola Rafael López de Heredia Tondonia é uma das mais antigas e famosas vinícolas na região espanhola de La Rioja. Para celebrar seu 125º aniversário, decidiu-se reabilitar uma loja muito antiga que o fundador da vinícola levou para a Feira Mundial de Bruxelas em 1910 e que tem sido desmontada desde então.
Em 2002, os proprietários do momento (descendentes diretos do fundador) descobriram o quão belo era a antiga loja e decidiram construir um volume externo para abrigar a instalação existente. Isto se tornaria, então, a futura loja de vinhos e um local onde os visitantes pudessem experimentar os melhores vinhos produzidos na vinícola. Este pavilhão é apenas uma parte de todo o projeto que incluirá mais três salas de degustação e um ambiente de limpeza.
A máxima de que a partir de pequenos princípios muitas coisas podem surgir se aplica bem a este projeto. O cliente, família famosa por suas adegas, veio a nós com a intenção de projetar um pavilhão que contém um pavilhão mais antigo. A antiga estrutura encontrou-se em seus alpendres e foi restaurada à sua condição original. Foi inicialmente encomendada pelo bisavô da família para a exposição da feira mundial em 1910. Os proprietários das adegas passaram por uma longa sucessão ao somarem sua presença construída à tradição das bodegas.
O novo pavilhão foi destinado para ser exibido na Feira Alimentícia em Barcelona e, por fim, relocado para as bodegas de Haro em Rioja. Na época, a construção seria substituída por uma nova expansão de edifícios culturais. Como tal, o pavilhão era um degrau, uma ponte entre passado, presente e futuro do desenvolvimento das adegas. Para nós, o ponto inicial foi voltar-se para o futuro para determinar como o presente iria evoluir. Começamos este projeto por uma série de estudos, explorando como as adegas poderiam se desenvolver. Trabalhando de maneira retrocedente a partir destes estudos, o pavilhão passou a surgir em conjunto.
O pavilhão abrigaria o passado, a antiga estrutura. Construído em madeira e projetado segundo o estilo do fim do século, o antigo pavilhão se tornou uma joia dentro de uma nova “embalagem”. Como uma série de bonecas russas, o novo pavilhão também foi pensado para ser eventualmente abrigado dentro de uma nova extensão das adegas. O projeto seria então apenas uma camada em uma composição maior.
Procedendo com esta analogia próxima de uma cebola, vários estudos levaram ao projeto de um contêiner desenvolvido em cortes transversais. A seção se distorce de um retângulo ao redor do antigo pavilhão para uma forma que se assemelha a um decantador. O que não foi um ponto final intencional, mas que não poderia ser ignorado é o fato de termos projetado uma nova garrafa para um antigo vinho.
- Cliente: Vinícola Rafael López de Heredia Tondonia